segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O Secretário de Saúde Dr. Cláudio Miranda (PMDB), na UBS São Camilo, fala sobre a redistribuição de moradores

Dr. Cláudio Miranda (PMDB),  Secretário de Saúde de Jundiaí - SP
O secretário de Saúde, Cláudio Miranda, apresentou no sábado (26) a moradores do bairro Jardim São Camilo a nova distribuição de usuários preparada para a entrada em operação da nova unidade básica de saúde UBS São Camilo. Com as mudanças, uma parte da atual base de cadastrados vai ser remanejada para a UBS Vila Aparecida, enquanto algumas ruas atualmente vinculadas à UBS Jardim Tarumã serão incorporadas à nova unidade.

“São cerca de 2 mil pessoas que passam para a Vila Aparecida, basicamente na área formada pela Vila Rossi e que já se encontra atualmente na parte de cima da rua Fernão Dias Paes. Por outro lado, vamos reduzir um pouco o tamanho da unidade do Jardim Tarumã incorporando uma área formada pelas ruas Pedro Latance e Pedro Ravagnani”, explicou Cláudio.

As mudanças, de pequena escala, serão feitas gradativamente e sem interrupção dos tratamentos em curso nas unidades atuais para os moradores que estiverem nesse plano, chamado de territorialização.

“A unidade do São Camilo vai ser a mais moderna de nossa rede pública, que conta com 37 unidades entre básicas e de saúde da família. Tem três andares, elevador e dependências adequadas. A unidade atual, em um imóvel alugado, tinha escadas prejudiciais e uma divisão interna que não garantia nenhuma privacidade ao paciente, mesmo contando com uma boa equipe”, afirmou.

Além de diversos funcionários da UBS São Camilo, alguns com camisetas rosa da campanha de prevenção do câncer de mama Outubro Rosa, a reunião contou ainda com o vereador José Carlos Dias. Sobre a topografia do bairro, apontada por moradores como um problema, o secretário lembrou que a nova unidade está mais no centro do bairro e para emergências a cidade conta com serviços de viaturas como Saec e Samu.

“Estamos prestes a ver uma reestruturação completa no sistema público de saúde. O prefeito Pedro Bigardi determinou uma mudança de patamar que todos vão sentir cada vez mais na melhoria dos serviços”, explicou Cláudio.

Reunião  com Moradores na UBS São Camilo
A exposição também detalhou a abertura do PA Central 24 Horas em março, que já desafogou o único pronto socorro (do Hospital São Vicente) em 400 atendimentos diários, e os preparativos para o PA Retiro 24 Horas, as UPAs 24 Horas do Almerinda Chaves (com obras iniciadas), da Ponte São João, da Vila Progresso e da Hortolândia-Cecap e também do futuro Hospital de Clínicas. Também foi citada a redução de filas e as providências sobre a carência de recursos humanos em alguns setores de saúde.

A data de abertura da nova unidade, ainda neste ano, está sendo definida.



Fonte: Sala de Imprensa - PMJ
Reportagem: José Arnaldo de Oliveira