Notícias





PMDB sai em busca de resgate político em Jundiaí
Partido, que teve mudança radical no seu comando, perdeu cerca de 1,5 mil fichas com nomes de filiados

Considerado o maior partido político do país, o PMDB abriu duas frentes em Jundiaí para saber o tamanho de sua grandeza no município. Numa delas, iniciou uma campanha para atrair novos filiados. Na outra, a principal, está organizando um recadastramento para conhecer quem um dia assinou uma ficha de filiação e hoje é um fantasma.

De acordo com o presidente da legenda na cidade, o médico e ex-vereador Cláudio Miranda, com a mudança radical sofrida pelo partido no ano passado, quando a antiga diretoria foi destituída, sumiram todas as fichas, um volume calculado por ele em 1,5 mil peemedebistas.

A campanha, de acordo com Miranda, começou a dar resultado e cerca de 400 filiados já foram repatriados. “Muitos não concordavam com a posição do partido e começaram a voltar”, afirma.

A mudança na postura política do PMDB atinge o Estado de São Paulo e tenta recuperar a identidade do partido, abalada, principalmente, na eleição passada – ao mesmo tempo fez parte da aliança que elegeu a presidente Dilma Rousseff, do PT, e o governador Geraldo Alckmin, do PSDB.

Planejamento /Cláudio Miranda afirma  que o PMDB pretende ter candidato próprio na eleição municipal deste ano em Jundiaí – por enquanto, ele próprio é o nome do partido.

No início do ano, o PT chegou a dizer ter feito  um acordo com o PMDB em Jundiaí, aos moldes do que ocorre em Brasília, mas, por enquanto, Miranda descarta a aliança.

“Se quisermos voltar a crescer, é fundamental termos candidatura própria”, analisa. “E ainda é muito cedo para se fazer alianças. Apesar de as ideologias com o PT serem parecidas, temos que estudar todas as forças que têm surgido antes de definir com quem vamos nos aliar.”
O médico acha ainda que o fato de o partido ter o nome nas urnas para prefeito será um incentivo a candidatos a vereadores e que facilitará a chegada de ao menos dois deles à Câmara em 2013.


Por: FÁBIO PESCARINI
fabio.pescarini@bomdiajundiai.com.br



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


                                                       FONTE: www.portaljj.com.br - CLIQUE AQUI








Brasília (DF) - De acordo com dados organizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir de informações dos partidos políticos, existem 15.381.121 eleitores filiados a uma das 29 agremiações em todo o Brasil.
Desse total de filiados, a grande maioria está concentrada em sete partidos, somando 10.374.547. São eles: PMDB (2.420.327); PT (1.566.208); PP (1.436.670); PSDB (1.410.917); PDT (1.212.531); e PTB (1.203.825); e DEM (1.124.069).