sábado, 3 de agosto de 2013

Hospital São Vicente em Jundiaí - SP, é monitorado em tempo real pela Secretaria Municipal de Saúde

Dr. Cláudio Miranda (PMDB)
Secretário Municipal de Saúde
O Secretário Municipal de Saúde de Jundiaí Dr. Cláudio Miranda (PMDB), apresentou na última quarta-feira (31/07) a nova conexão direta ao sistema de gestão do Hospital São Vicente de Paulo. A ferramenta digital permite acompanhar minuto a minuto as internações, visitas diárias de médicos para prescrições, cirurgias, altas médicas, consultas de especialistas e outros detalhes que devem permitir a melhora do serviço do principal hospital da região.
Às 15h08 desta quarta-feira (31), por exemplo, o número de atendimentos do dia era de 481 casos, sendo 209 no pronto-atendimento, 131 no pronto-socorro adulto e 141 no pronto-socorro ortopédico.
O sistema também mostra quantos leitos estão ocupados, inclusive aqueles extras (macas), com pacientes que aguardam a higienização dos leitos normais que foram liberados.
O fato de ser o último dia do mês também dá uma ideia do volume de exames realizados em julho. Até o início da tarde desta quarta, somava-se um total de 53.740 exames, distribuídos por radiografias variadas (11.577), tomografias diversas (1.129), ultrassonografias (373), angioscan (356), endoscopias (164), hemodinâmicas como cateterismo (81) e ressonâncias magnéticas (43). Cada tópico é depois redistribuído por subtipos ou por órgãos corporais envolvidos.
“Isso vai permitir uma parceria cada vez mais completa entre a administração municipal e o Hospital São Vicente, decidida no início do mês”, explica o secretário de Saúde, Dr. Cláudio Miranda. Ele diz ainda que vê a possibilidade de usar o mecanismo para aprimorar a informatização da rede e chegar ao prontuário eletrônico. Entre as vantagens, estaria a economia de tempo dos moradores com a incorporação direta dos exames e agendamento de consultas ao sistema.
O registro em tempo real de cada paciente ou médico é visto também como ferramenta de gestão pela equipe da secretaria e pelo superintendente do hospital, Américo Lega. “O acesso em tempo real envolve todos os executivos relacionados com a gestão do São Vicente”, explica o assessor Gilberto Rosatti.

Fonte: Imprensa PMJ
Por: José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio